Mais um modelo da BMW sai do forno durante as comemorações dos 50 anos da divisão esportiva M. A bola da vez é a M3 Touring, versão perua do emblemático sedã esportivo, apresentada no Festival de Velocidade de Goodwood.
É a primeira vez que o M3 tem uma versão station wagon – apesar de a montadora ter fabricado o conceito E46 M3 Touring em 2000. Já as antigas versões conversível e cupê receberam a nomenclatura de M4.
BMW M3 Touring foi revelado no Festivel de Velocidade de Goodwood — Foto: Divulgação
O alvo da novidade é uma das únicas remanescentes das peruas com alma esportiva, a Audi RS 4 Avant. Para isso, o M3 Touring traz sob o capô o mesmo motor do sedã, o 3.0 turbo de seis cilindros em linha que rende 510 cv e 66,3 kgfm de torque. O câmbio é automático de oito marchas e a tração, integral.
Perua tem porte semelhante ao da Audi RS 4 Avant — Foto: Divulgação
Segundo a BMW, a perua acelera de 0 a 100 km/h em 3,6 segundos – apenas um décimo de segundo atrás do M3 Competition – e chega aos 250 km/h de máxima. Mas a velocidade final pode atingir os 280 km/h com o pacote opcional M Driver.
Enorme grade com frisos verticais domina a dianteira — Foto: Divulgação
Entre as diferenças visuais em relação ao Série 3 Touring estão a gigantesca grade com frisos verticais, arcos de rodas alargados, difusor traseiro maior, saída de escapamento quádrupla e um bodykit que deixa o carro bem agressivo.
Há diversos opcionais para deixar o carro mais leve, como peças de fibra de carbono e rodas de alumínio forjado de 19 polegadas na frente e 20” atrás. Também opcionais são os discos de carbono-cerâmica, mas a suspensão adaptativa M é de série.
Grande tela curva une painel de instrumentos digital e central multimídia — Foto: Divulgação
Por dentro, o M3 Touring traz as mesmas mudanças que o Série 3 recebeu na última reestilização, mas com toques da divisão M. Como exemplo a tela curva que une o painel de instrumentos de 12,3” à central multimídia com 14,9”. O espaço no porta-malas é o mesmo da versão “civil”: são 500 litros, capacidade que chega a 1.510 l com os bancos rebatidos.
Os assentos esportivos M são de série, mas bancos concha são oferecidos como opcional. Há ainda revestimentos de couro para o interior com quatro opções de cores.
Cabine pode receber bancos concha como opcional e pode receber quatro cores de revestimentos — Foto: Divulgação
A produção do M3 Touring começa em novembro, mas as encomendas já podem ser feitas a partir de setembro na Europa. Os preços começam em 97.800 euros (R$ 533 mil na conversão direta) – um acréscimo de 5.000 euros (R$ 27 mil) sobre o sedã.
Segundo a BMW, não está nos planos trazer a perua para o Brasil, mas promete outras novidades da linha M para o nosso mercado. Lembrando que por aqui o M3 Competition custa R$ 799.950.